Currículo
Em sua jornada como ator, autor e diretor, não só no teatro, como no cinema e na televisão, ele vivenciou intensamente os vários enfoques que o mundo da encenação propicia.
Apresentação
Teatrólogo, dramaturgo, ator, diretor, pós-graduado em cenografia e arte-educador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, José Facury é um artista polivalente das artes cênicas, onde tem participado como curador, juri e debatedor dos espetáculos.Tendo sido um dos criadores dessa forma participativa de julgar espetáculos em diversos festivais nacionais".
Premiação e participação
O seu amplo conhecimento das artes cênicas o propiciou ter participado em vários encontros da área como curador, oficineiro, palestrante, juri e debatedor especializado. É um dos precursores para a mudança, do corpo de jurado silencioso, tendo incentivado em todos que participou com espetáculos ou na função seletiva na democratização da opinião dos jurados para os grupos concorrentes em festivais brasileiros
Dramaturgia
Em sua jornada como autor, nunca considerou um texto pronto antes de experimentar a sua encenação. Por tal, a sua dramaturgia tanto as realistas como as mais fantasiosas ou alegóricas oferecem diálogos crivados de fluência coloquial bem precisos que favorecem a interpretação de quem trabalhe seus personagens.
Estudos sobre a interpretação e a cenografia
Um processo criativo de tal diversidade só poderia resultar em um acervo de comentários críticos, análises, além de estudos científicos da interpretação e da cenografia para todos aqueles qus se debruçam na arte teatral.
Atividades
Aliadas as atividades eixo, destacou-se como participante do grupo teatral Creche na Coxia, no ponto de cultura da Associação Tribal, foi Secretário de Cultura de Cabo Frio e atualmente exerce a função de Conselheiro Cultural do Estado do Rio de Janeiro
Fotos e vídeos
A galeria de fotos e a série de vídeos expõem momentos importantes da produtiva e extensa trajetória profissional de José Facury no âmbito teatral.
Cartazes
Nesta série de cartazes criados por Facury para as encenações do Grupo Creche na Coxia, temos uma mostra de sua intensa atividade.
Arte escultural bonequeira
Como cenógrafo, enveredou na arte da escultura tanto as usando como elemento de cena como na arte de bonecos de porte ou manipulados.
Comentários críticos
Baixe o arquivo em PDF com a crítica teatral de "Minha favela querida" por Alexandre Mate.
